Quem somos

Família Agboola honra e tradição

 

“O nome Agboola representa uma das mais conhecidas famílias de Bàbáláwo da Nigéria, a atuação de um de seus líderes, o Araba Àkànó Fásínà Agboolà, foi muito importante para a divulgação do Ifá no mundo. Desde muito cedo o Araba tinha uma visão avançada para a época e seu trabalho até o dia de hoje serve como inspiração para escritores e sacerdotes no mundo todo.

Na década de trinta ele começou a viajar pelo mundo divulgando Ifá, com um sonho, que Ifá poderia ser para todos.

Esse homem valoroso dedicou a sua vida a ensinar e divulgar Ifá. O Araba Àkànó Fásínà Agboolà, em 1935 consultou Ifá e foi orientado a mudar-se de Osogbo para a cidade de Lagos, dando, assim, início a uma página importante da história de Ifá no mundo.

O Araba Àkànó mudou-se para o bairro conhecido como Ebute Metta, em Lagos, esse valoroso sacerdote fez centenas de iniciações, tornando-se assim o maior Bàbáláwo da história. O saudoso Araba tinha como odu Ogbe Alara. Ele era filho carnal do Oluwo IFasina, odu Ogbe Di. Era neto do Oluwo Ifagbemi do odu Ogbe Meji. E bisneto do Oluwo Fatoki do Odu Ogbe Sa.

O Araba tinha dez mulheres e mais de trinta filhos. Com sua esposa a Iyanifa Mojisola Olasinde Agboola, teve vários filhos, todos iniciados em Ifá. Entre eles, o Araba Awodiran Agboola, atual Araba da cidade de Lagos, Nigéria, e também, membro do conselho Internacional de Ifá. É um sacerdote educado desde a infância por seu pai, bem jovem ele já viajava com o Araba Akano para a Europa como parte de sua preparação. É escritor, sendo uma das maiores autoridades sobre Ifá no mundo. Esse homem honrado e gentil é um orgulho para toda nossa família, em especial para mim, por se tratar do irmão do meu Oluwo, Bàbá Niyi.

 

Em 6 de fevereiro de 2011, entrei para a família Agboola iniciado pelo Oluwo Oyeniyi Awolola Agboola do Odu Osa Obara. O Oluwo Oyeniyi, mora no Brasil há quase vinte anos, e em nosso país constituiu família, atualmente atende em São Paulo e nos Estados Unidos, assim como em Lagos e Ibadan, Nigéria, onde tem residência.

Quando o Araba Àkànó faleceu, em 14 de setembro de 1991, deixou muitas propriedades para seus filhos, até hoje é mantida a casa principal da família no bairro Ebute Metta na cidade de Lagos, Nigéria. Muitos sacerdotes importantes de Ifá na Nigéria aprenderam com o Arabá Àkànó. A família Agboolà hoje atende na Nigéria, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Venezuela, México, Espanha e Uruguai como outros países, dando continuidade ao trabalho iniciado na cidade de Osogbo, pelo saudoso Araba.

Minha missão é dar continuidade ao legado da minha família.”

 

Ifagbaiyin Agboola